Proposta de Modelo de Leilões Electrónicos para Cidade de Maputo

Autor: Almirando Alfredo Quive Júnior

Resumo

Maputo, Julho de 2020

Nos dias de hoje é imprescindível implementar soluções tecnológicas as actividades do quotidiano do homem pois elas são o elemento da transformação em diversos sectores e contextos de negócios. A resposta aos desafios e eventuais constrangimentos adjacentes a materialização de ideias e iniciativas visa o alcance da eficiência, eficácia, competitividade e inovação através da melhoria contínua dos processos de negócios de um determinado âmbito.

As Tecnologias de Informação e Comunicação constituem o maior veículo no processo de transformação em diversos sectores de actividade no mundo global e é neste âmbito que o presente trabalho, descreve uma solução para a actividade comercial que também tem vindo a adaptar-se consoante as plataformas e tecnologias que abundam no mercado. Com o surgimento da tecnologia das redes sociais, a prática de comércio torna-se mais flexível devido ao maior número de utilizadores que adoptam e aderem estas plataformas. Uma das inovações do Comércio Electrónico é o Leilão Electrónico, processo que explora conceitos da actividade tradicional de leilão.

Do presente trabalho expecta-se como resultado a definição de uma solução que na sua génese visa responder a um nível técnico as mutações que se têm verificado no comércio no contexto actual. Foi implementada a metodologia de pesquisa que se classifica como qualitativa quanto à abordagem, aplicada quanto à natureza, exploratória quanto aos objectivos, bibliográfica quanto aos procedimentos técnicos, auxiliados por técnicas de recolha de dados designadamente questionário, observação não participativa e para o desenvolvimento do objecto que reflecte a visão holística da solução, o Flutter e esperava-se uma solução moderna e alinhada as necessidades expressas pelos actores do comércio electrónico, mais concretamente no processo de leilões a nível da Cidade de Maputo.

Palavras-chave: Comércio Electrónico, Leilão Electrónico, Redes Sociais, Aplicativos Android e Tecnologias de Informação e Comunicação.